Unidades residenciais cada vez menores pedem criatividade na hora de compor a decoração.
Com as rotinas tumultuadas dos grandes centros, funcionalidade virou palavra-chave na vida das pessoas. Apartamentos que antigamente tinham pelo menos 100 metros quadrados, hoje reduziram o tamanho pela metade ou até menos. Uma pesquisa feita pela Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), em 2012, mostrou que o número de unidades residenciais lançadas em São Paulo com menos de 35 metros quadrados já era 16 vezes maior que em 2008. Isso modifica não só os hábitos de consumo dos moradores, como também a decoração dos ambientes. Para usufruir dos espaços da melhor forma é importante evitar exageros.
Confira três dicas para ornamentar sem erro:
Dica 1: Iluminação
Fundamental na decoração, a iluminação correta cria um clima aconchegante para o lar. Além de funcional, ela precisa estar aliada aos demais itens da casa. Nos quartos, muitas vezes conjugados com a cozinha, o ideal é optar por spots. Segundo Renan Medeiros, da Blumenau Iluminação, esses modelos podem ser aplicados em diversos pontos, acabando com as sombras que são comumente causadas por pendentes e lustres. “São ótimas opções para as bancadas da cozinha e podem ser instalados inclusive em forros de gesso. Outra dica interessante é utilizar pendentes do mesmo modelo na sequência, como as versões em formato de tulipa. Três ou quatro peças sobre o balcão de divisão da cozinha e da sala são cada vez mais comuns e tornam a composição muito interessante”, indica Renan.
Dica 2: Minimalismo
Para Fabiana Peuckert, estilista da Altenburg, o estilo minimalista, além de estar em evidência traz praticidade e elegância para a casa. “Nesse tipo de decoração predominam cores neutras como branco, preto e cinza, mas nada impede de pôr um pouco de cor no apartamento”, explica. Segundo ela, dá para começar a mudança de uma forma simples, pelo quarto. “Roupas de cama são ótimas opções para deixar o local com estilo sem tomar um espaço além do necessário para dormir. Estampas com elementos construtivos, além dos florais que nunca saem de moda, em versões menores, proporcionam sofisticação”, diz.
Dica 3: Sem problemas de instalação
A evolução do mercado construtivo também precisa ser acompanhada pelos produtos para o setor. E até mesmo o ralo evoluiu para garantir a aplicação eficiente em ambientes compactos. É o caso da linha de Ralos Tiny, modelo exclusivo do Grupo Linear. Com apenas 25 cm de comprimento e 8 cm de largura, ele é ideal para instalação em banheiros e também pode ser utilizado como ralo de segurança, neste segundo caso, sendo instalado em áreas externas ao box (como entre a pia e o vaso sanitário). Devido a profundidade supercompacta, entre as menores do mercado, permite a sua instalação sem cortes na laje. Outros dois diferenciais superinteressantes dos Ralos Tiny, são a Grade Retentora e o Fecha Ralo. A Grade Retentora previne entupimentos, retendo até 93% dos detritos que seguem o escoamento da água. Já o Fecha Ralo, tecnologia exclusiva do Grupo Linear, é uma válvula instalada no ralo que se abre somente para a passagem de água e fecha automaticamente assim que o escoamento termina. O sistema do Fecha Ralo impede o retorno da água do esgoto, como também protege sua casa de insetos e aracnídeos, como o escorpião.
Conta também com várias opções de tampas em cores metalizadas super atuais:
Outra dica infalível para deixar espaços menores até duas vezes maiores é o jogo de espelhos. Quando colocados em uma parede inteira dão impressão de extensão. Pintar o teto com tons mais escuros também dá amplitude ao ambiente. E não se esqueça de investir em cortinas de tecidos mais finos e suaves, com cores claras e pastéis.
Gostou das nossas dicas para tornar a decoração de ambientes compactos algo descomplicado e prático? Então compartilhe nas suas redes sociais e inspire seus amigos!