Saiba como foram os primeiros anos da empresa que trouxe o conceito dos ralos lineares para o Brasil.
Em 2004, iniciava uma ideia que revolucionaria o mercado de ralos no Brasil. Uma ideia desenvolvida pelo fundador do Grupo Linear – Sr. Salmo de Souza – para ajudar a solucionar um problema específico de um cliente. Na época, o Sr. Salmo já atuava no segmento construtivo, mas não como uma indústria que oferece soluções de escoamento inovadoras, e sim como uma loja de materiais de construção reconhecida na cidade de Blumenau/SC.
No mesmo ano, o Sr. Márcio Carabaca estava construindo o seu novo apartamento. E foi na loja do Sr. Salmo que ele adquiriu os revestimentos e outros itens para sua obra. Sem imaginar que de uma simples conversa entre cliente e vendedor poderia nascer uma indústria inovadora no segmento construtivo do país:
Em 2004, quando estava montando meu novo apartamento, tive um problema na instalação do piso da sacada, em que não havia a queda ideal para escoamento. Na época, o fundador do Grupo Linear, Salmo de Souza, era proprietário da loja de materiais de construção em que adquiri os revestimentos e outros itens da obra. Comentei com ele que teria que instalar mais de um ralo convencional no espaço para garantir o escoamento, o que comprometeria a estética do local. Falamos sobre como seria muito mais fácil se houvesse um sistema de escoamento que fosse linear, que se estendesse por toda a sacada. Eu procurei e pedi para o Sr. Salmo para também buscar entre seus fornecedores algo neste sentido, mas não havia nenhum produto que fosse parecido com o que o Grupo Linear desenvolveu pouco tempo depois. Não havia no mercado nenhum ralo linear, nem em inox, nem em PVC ou em plástico. Não tive a oportunidade de utilizar naquele momento o produto que o Grupo Linear desenvolveu anos depois, mas hoje vejo como aquela minha necessidade também era um nicho de mercado, que a empresa soube explorar com soluções bastante específicas, que atendiam a uma necessidade latente. – conta Márcio Carabaca, representante comercial que trouxe para o fundador do Grupo Linear uma necessidade de produto, que se tornou uma ideia e evoluiu para um produto inovador no segmento de sistemas de escoamento.
Após tomar conhecimento desta necessidade, o Sr. Salmo, com a sua veia artística e criativa, começou a desenhar uma peça que poderia atender essa mesma necessidade em outras obras sem comprometer a estética do ambiente, contribuindo funcional e visualmente na construção e harmonização dos espaços. E foi então que nasceu o primeiro protótipo de um ralo linear, nomeado como Ralo Linear. Assim que finalizado o desenvolvimento do protótipo, o Sr. Salmo realizou testes de viabilidade do produto a fim de compreender como as novas peças se instalariam no mercado, contando com a ajuda de ferramenteiros, metalúrgicos e instaladores de pisos. Após esse processo, iniciou timidamente a venda em sua loja, tempos depois decidiu buscar uma pesquisa de viabilidade em um escritório de design. Nesse momento, a inovação desenvolvida pelo Sr. Salmo, recebeu a indicação para que fosse inscrito na premiação IDEA Awards, versão brasileira do maior prêmio de design dos Estados Unidos.
O resultado disso? Um produto premiado antes mesmo de chegar ao mercado. O Ralo Linear ganhou o selo Bronze na categoria Casa do IDEA Awards Brasil em 2009.
Após o estado de Santa Catarina enfrentar grandes enchentes em um extenso período de fortes chuvas, em torno de 1,5 milhão de pessoas de sessenta cidades do estado foram afetadas, incluindo a cidade de Blumenau/SC, reconhecida nacionalmente pela sua beleza e povo batalhador. O comércio local sofria não apenas com as portas fechadas, mas também com estabelecimentos que eram tomados pelas águas. Um dos muitos comércios afetados pelas enchentes foi a loja de materiais de construção do Sr. Salmo de Souza. Essa foi a motivação que o levou a buscar quem investisse em seu produto para um novo negócio – o desenvolvimento de ralos lineares. Após a premiação, pessoas que acreditaram e investiram, o sonho tornava-se realidade.
Na garagem da casa de sua filha e investidora inicial do negócio, nasciam as primeiras instalações do Grupo Linear. De lá para cá, houveram novos produtos, novos desafios, novos mercados desbravados e até mesmo um novo nome para a empresa. Após 10 anos de história, três marcas nasceram do Grupo Linear, 9 países foram alcançados, mais de 180 variações de produtos e acessórios exclusivos foram criados.
Foram 10 anos inovando e fazendo diferente. Criando e entregando dedicação. Cuidando não só de clientes, mas de pessoas e famílias. Ajudando a construir não apenas casas, mas também lares e bons momentos. E é com muita coragem e comprometimento que não apenas o Sr. Souza, que hoje atua como Gerente de Desenvolvimento de Produto, mas toda a equipe do Grupo Linear, anseiam pelas próximas décadas que nos aguardam.
Grupo Linear.
Tradição em fazer diferente.
SOBRE O GRUPO LINEAR
Referência e pioneiro no desenvolvimento de ralos lineares no Brasil, o Grupo Linear tem uma década de atuação no mercado e três marcas em seu portfólio: a Elleve, com peças de alto padrão e diferenciais de tampas, tamanhos e cores, a Novii, que une qualidade e versatilidade para a pulverização de produtos em home centers do país e a Domini Pro, com modelos para ambientes corporativos e comerciais.
As marcas juntas somam mais de 180 opções de produtos. Além do Brasil, o grupo está presente em outros nove países da América Latina.