Perguntas Frequentes 1

Perguntas Frequentes

Para esse caso temos o modelo Elleve Smart de 60cm ou 70cm. O Smart tem opção de saída na “Horizontal”, permitindo que seja feita a conexão entre o Ralo e a Caixa Sifonada através de um tubo, onde a parte superior do mesmo esteja nivelada ao contrapiso.

Para a instalação dos demais modelos de ralos do Grupo Linear, onde a saída é Vertical, a medida da altura do tubo (saída de água) + o joelho de 90º é de aproximadamente 12 cm. Se não é possível cortar ou furar a laje para que a tubulação passe, nossa sugestão é que se levante o piso do box fazendo um degrau. A tubulação passará por esse espaço elevado no piso, funcionando como um “piso-box”. Esse ralo pode ser ligado a uma caixa sifonada já existente no banheiro.

O ralo pode se estender por toda a parede do box, como também não. Da Marca Elleve temos os modelos: Ralo Linear MultiMaster Line que é fabricado desde 60 cm até 200 cm, sempre escalonado de 10 em 10 cm, o Ralo Linear Royal Line nas medidas 80, 90 e 100 cm., e o Ralo Smart nas medidas de 60 e 70cm, são algumas das medidas disponibilizadas. Se a extensão do box for por exemplo 95 cm, não há problema algum em usar o ralo de 80 ou 70cm e completar o restante com o próprio piso. Pode-se centralizar o ralo, deixando a mesma sobra dos dois lados, ou instalá-lo todo de um lado só.

Sim. Por questões estéticas, o ideal é que o Ralo Linear seja instalado junto à parede. Porém, nada impede seu uso afastado da parede; nesse caso, deve-se fazer duas quedas no piso, ambas em direção ao ralo.

De fato, o Ralo Linear possui abas de todos os lados, sobre as quais o piso e o revestimento da parede são assentados. Quando optar por utilizar a Tampa INOX Aparente, para que o piso, quando assentado, nivele com a tampa do ralo, não pode ultrapassar 1 cm de espessura, que é a altura da tampa para cima da aba do ralo. Se o piso escolhido tiver mais de 1 cm de espessura, como um mármore, por exemplo, é só fazer um chanfro no piso, um “dente” nos pisos que vão ficar encostados no ralo, sobre as abas. Assim, eles ficarão no mesmo nível da tampa. Outra opção é passar um fio de corte, no sentido longitudinal, na espessura do piso, isto é, se a espessura é de 2 cm, faz-se um risco, dividindo-se a espessura do piso ao meio, em 1 cm, e passa-se um fio de corte (com o disco de corte). Nesse meio, aplica-se o silicone e encaixa-se a aba do Ralo Linear, em formato “sanduíche”. Então, o piso e a tampa do Ralo Linear ficarão no mesmo nível. Se o piso, ao contrário, for mais fino, como pastilhas de vidro, por exemplo, basta engrossar a argamassa a fim de que o piso nivele com a tampa do ralo.

Quando optar pela Tampa Oculta, as abas da base e a subtampa oculta tem a mesma altura, então independente da espessura do revestimento, o piso e a tampa sempre ficam nivelados.

Não. Os Ralos Lineares foram desenvolvidos para que seja feito apenas o corte necessário para o encaixe da base e evitar o corte na laje. A altura máxima das bases dos Ralos da Marca Elleve são de 28,5 mm.

Não. A calha do Ralo Linear já possui queda interna. A água flui naturalmente para o lado da saída. A queda é feita apenas no piso, sempre em direção ao ralo.

A maior incidência de vazamentos e infiltrações nos banheiros ocorre na área da caixa sifonada; o rejunte colocado entre o piso e o ralo (de plástico ou metal) tem diferente dilatação do próprio ralo, podendo assim haver o surgimento de fissuras que levam às infiltrações. As abas do Ralo Linear que ficam sob os pisos e revestimentos, isoladas com Selante PU, eliminam esse possível problema oferecendo segurança total contra infiltrações.

Não. O Aço Inox do Ralo Linear é o AÇO 304, o mesmo usado nas pias de cozinha. A resistência é total em relação aos produtos usados no banho, como sabonetes, xampus e condicionadores.

Os Ralos Lineares são fabricados em diferentes tipos de matérias-primas, entre elas estão o Aço Inox 304, o ABS e o PVC, materiais altamente resistentes e de muito fácil manutenção. Nossa tampa em AÇO INOX é lisa, proporcionando além de discrição e beleza, higiene e facilidade de limpeza. A tampa pode ser facilmente limpa com um pano macio com sabão ou detergente neutro e água morna. Com essa rotina de limpeza, o aço manterá sua boa aparência e higiene.

A resistência do aço inox é total em relação aos produtos usados no banho, como xampus e condicionadores. O que não se deve usar na limpeza das tampas são produtos à base de cloro e buchas ou outros materiais abrasivos, como palhas de aço. De vez em quando, pode-se aplicar vaselina líquida sobre a tampa do ralo seca, a fim de dar ao inox mais brilho. A tampa tem acabamento de aço escovado, o que também facilita a manutenção.

Para ambientes onde são exigidas condições higiênicas rigorosas, como cozinhas industriais, hospitais, padarias, etc., o Ralo Linear resolve vários problemas. A tampa do Ralo Linear é lisa e pelas frestas entre a tampa e a calha só passa a água. Assim, a proteção contra o acesso de insetos é total. O aço inox também possui baixo índice de retenção de partículas, evitando a contaminação. Para áreas que precisam ser desinfetadas e esterilizadas, podem ser usados, para a limpeza do ralo, detergentes, soluções alcalinas, solventes orgânicos, compostos de iodo e ácido nítrico. O ácido nítrico, mesmo em baixas concentrações, tem uma potente ação bactericida.

Hipocloritos podem liberar cloro, que ataca o aço inox. Se essa substância for utilizada com o aço inox, a duração do tratamento deve ser mínima e seguida de bastante enxágue com água.

Passos para a limpeza:

1º Retirar a tampa/subtampa com a ventosa para não danificar o acabamento.

2º Limpar a tampa/subtampa e a base com produtos neutros e não abrasivos. A composição das peças em aço inox já garante fácil limpeza e não são necessários produtos abrasivos, que podem deixar manchas. Da mesma forma devem ser limpos os modelos em ABS e PVC.

3º A Grade Retentora evita que detritos indesejados (Fios de cabelo, restos de sabonete, gordura corporal, etc) passem para a tubulação. Portanto, os resíduos permanecem na base, com fácil retirada e não sendo necessária a remoção periódica desses detritos dentro da caixa sifonada, que é realmente incomodo.

Entretanto, se ainda houver a necessidade remota de se limpar o interior da caixa sifonada, pode-se, simplesmente, usar um aspirador de água. Basta sugar a água da caixa com o tubo do aspirador, através do furo na calha do ralo.

4º O acessório Fecha Ralo evita que insetos retornem da tubulação. Garantindo além de maior limpeza, mais segurança para sua casa/família.

Apesar de todos esses benefícios, o uso desses acessórios é opcional.

Para ambientes onde são exigidas condições higiênicas rigorosas, como cozinhas industriais, hospitais, padarias etc., o Ralo Linear resolve vários problemas. A Linha Public da Marca Domini Pro é a melhor opção.  A tampa do Ralo Linear é lisa e pelas frestas entre a tampa e a calha só passa a água. Assim, a proteção contra o acesso de insetos é total. O aço inox também possui baixo índice de retenção de partículas, evitando a contaminação. O ralo também tem fácil manutenção e limpeza muito simples. Para áreas que precisam ser desinfetadas e esterilizadas, podem ser usados para a limpeza do ralo, detergentes, soluções alcalinas, solventes orgânicos, compostos de iodo e ácido nítrico. O ácido nítrico, mesmo em baixas concentrações, tem uma potente ação bactericida.

Hipocloritos podem liberar cloro, que ataca o aço inox. Se essa substância for utilizada com o aço inox, a duração do tratamento deve ser mínima e seguida de bastante enxágue com água.

É simples: objetos grandes como brincos ou anéis nem passarão para dentro do ralo, uma vez que os 3 mm de fresta dos lados do Ralo Linear só deixam passar a água. Fios de cabelo e pedaços de sabonete, que eventualmente passem pelas frestas do Ralo Linear, e que são o tipo de sujeira comum nas caixas sifonadas, ficarão retidos na calha do Ralo Linear, pois ele possui um dispositivo (Grade Retentora) que impede que a sujeira entre na caixa. Esporadicamente, a tampa do Ralo Linear pode ser removida e é feita a limpeza da calha. Não há a necessidade do acesso direto à caixa sifonada. Entretanto, no modelo Ralo Linear Acoplável à Caixa Sifonada, se ainda houver a necessidade remota de se limpar o interior da caixa sifonada, pode-se usar um aspirador de água.

A água deve fluir tranquilamente pelas frestas do Ralo Linear para a calha e, dela, para a saída da água. O desenho do Ralo Linear possibilita a perfeita vazão da água, não havendo a chance de transbordamento ou lentidão. Assim, se a água demora a sair ou retorna pela tampa, faça o teste: Retire a tampa do Ralo Linear e observe; se a água ainda está retornando ou fluindo lentamente, o problema não é a tampa ou a calha do Ralo Linear. Verifique se não há sujeira, como entulho e restos de construção, na tubulação. Se a tubulação está entupida, a água retornará por qualquer tipo de ralo.

Outro problema que pode acarretar lentidão na vazão da água no Ralo Linear é a instalação inadequada do produto. Por exemplo, se o piso for instalado erroneamente sob a aba do ralo ou o piso não está no mesmo nível da tampa do ralo, a vazão do Ralo Linear estará limitada em 50%, pois a aba para cima do piso ou a tampa mais alta que o piso impedirão que a água passe por cima da tampa e alcance a fresta de passagem de água do outro lado do Ralo Linear.

Deve-se também respeitar o espaço de 3,0 a 4,0 mm entre o piso/parede e a tampa do ralo. É justamente nas frestas que a água passará.

Sim, qualquer modelo de Ralo Linear pode ser utilizado quando a obra possui manta asfáltica.

Com certeza, a área de captação dos Ralos Lineares e do Ralo Square são muito superiores aos ralos comuns.

O novo modelo da Marca Ralo Linear Elleve chega com a proposta de transformar o ralo em uma peça ainda mais elegante. Sua aplicação pode ser um elemento de destaque no ambiente. Em formato triangular, o Ralo Vertex é ideal para aproveitar os cantos do Box, dando ao piso ainda mais aproveitamento de espaço e escoamento perfeito em qualquer ocasião.

O Ralo Vertex com o seu formato triangular não traz como regra o uso exclusivo no canto do box, o seu designer inovador permite sua utilização em outros ambientes e diferentes posições, trazendo ainda mais versatilidade e praticidade.

O Grupo Linear se preocupa sempre com a qualidade e funcionalidade de seus produtos, não só isso, também trabalhamos para que o produto chegue até você de forma segura e completa, por isso, seguimos rigorosamente a sequência de montagem de cada produto e seus respectivos acessórios. Os itens que acompanham o produto são contados e separados de acordo com a quantidade total para a montagem de um palete. Ao término da montagem é feita a conferência por contagem de estoque. Caso ocorra alguma inconformidade, todo o processo é refeito. Com esse rigoroso sistema de montagem, minimizamos quaisquer possíveis erros. Mas não se preocupe, caso haja perda ou extravio de alguma peça, o que é comum em obras, você consegue através de nossos canais de atendimento (47) 3037 5323 – sac@grupolinear.ind.br, adquirir a peça novamente no conforto de sua casa.

A caixa sifonada é um dos itens do sistema hidrossanitário que tem por objetivo escoar a água de despejo corretamente pela tubulação até o esgoto, também impedindo que o mau cheiro retorne para dentro do ambiente, seja ele banheiro ou outros. O Grupo Linear possui Ralos Secos (é indispensável a utilização da Caixa Sifonada conectada próximo ao ralo) e o Ralo Sifonado (O sifão torna opcional o uso da caixa sifonada conectada ao ralo). Quando um ralo seco é instalado sem o uso da caixa sifonada, não há a necessidade de quebrar novamente o piso para a instalação de uma, basta fazer uso do Sifão Grupo Linear. Este sifão possibilita a ligação direta do ralo na rede de esgoto, eliminando os maus odores dos gases que retornam pelo encanamento. O Sifão Grupo Linear é compatível com todos os nossos produtos. A peça é instalada na saída do ralo, posicionada no interior das saídas ou dos tubos e conexões de 50mm (diâmetro) sem a necessidade de quebrar o piso para sua instalação.

Obs.: Para um perfeito encaixe, prever a altura da base do sifão (6,5cm), não é possível usar o Fecha Ralo juntamente com o Sifão.

O Grupo Linear entrega produtos que prezam pela segurança, praticidade, funcionalidade e estética. A instalação do produto e a escolha de bons profissionais fazem total diferença para um bom acabamento. Por isso a colagem do piso na subtampa e sobre as abas anti-infiltração do ralo, sempre devem ser feitas utilizando o Adesivo Selante PU.

O Adesivo de Selante PU é selante e adesivo elástico à base de poliuretano, monocomponente, de alta viscosidade, utilizado na construção civil para aplicações de colagem e de vedação em diversos segmentos.

A peça (Piso Recortado), deve ser colado na subtampa, estendendo a cola de forma uniforme por toda a peça sem deixar pontos vazios que podem gerar enfraquecimento ao acabamento. O Adesivo Selante PU deve imitar a espessura da argamassa no assentamento do piso no ambiente, para nivelar o piso com a tampa do ralo oculto.

Atenção: Com o uso do Sifão Grupo Linear a vazão pode ser sensivelmente reduzida. Neste caso ou utilizando duchas de alta vazão, recomendamos usar reguladores de pressão.

Os Ralos Infinity Line da Marca Elleve, foram desenvolvidos para áreas externas, como piscinas, sacadas, varandas etc. Possuindo 3 modelos (Infinity line, Slim, Plus), possuem design que traz segurança e um acabamento estético de alto padrão para os ambientes.

A limpeza dos ralos da linha Infinity são recomendados para manter o bom funcionamento, evitando que detritos possam entupir a tubulação e mantendo a eficiência na vazão, além de evitar manutenção indesejada e custos imprevistos quando é necessário desentupimento em pontos de difícil acesso, fazendo a limpeza periodica como prevenção.

Para a limpeza de forma adequada, basta proceder da seguinte forma:

1 – Retirar a tampa/subtampa utilizando uma ventosa ou chave allen para piso poroso (não acompanha o produto). O manuseio deve ser feito utilizando luvas de limpeza pesada, pois as subtampas que são em aço inox 304, possuem partes cortantes. A ventosa deve ser usada para deslocamento da tampa/subtampa. Após deslocar, apoiar a mesma com as mãos evitando qualquer dano ao acabamento do produto.

2 – Com o auxílio de mangueira ou lavadora de alta pressão, remover a sujeira da calha. Resíduos maiores como folhas e outros resíduos, devem ser removidos com as mãos e descartados no lixo, assim essa sujeira não vai para a rede de esgoto.

3 – Limpar a tampa/subtampa apenas com produtos neutros e não abrasivos usados normalmente em banheiros e cozinhas. Não usar produtos que contenham cloro diretamente sobre o produto.

04 – Após a limpeza, posicionar novamente a tampa sobre a base, lembrando de permanecer com as luvas de limpeza pesada, durante todo o processo.

Os Ralos do Grupo Linear possuem saída padrão de 50mm. Com esse diâmetro, a vazão atende aos padrões da maior parte dos chuveiros e duchas vendidos no mercado, que variam de 8 a 16 litros/minuto.

Caso opte por tubulação de 40mm, basta fazer uma simples adaptação através de uma luva ou bucha de redução, da mesma forma quando a tubulação for de 100 ou 150mm deve ser utilizado a bolsa acoplável do Grupo Linear para o ajuste. Lembrando que esses acessórios (bucha de redução e bolsa acoplável) são vendidos separadamente.